Com o alastramento do vírus Covid-19, a população e o meio ambiente sofrem. A falta de fiscalização após o início da pandemia acabou encorajando madeireiros ilegais, com o aumento do desmatamento em 30% em março/2020, comparado a março do ano anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

As medidas de prevenção são muito importantes em questões de combate ao desmatamento ilegal. Em 2004, com a criação do PPCDAm (Programa de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal), foram criadas diversas áreas de proteção ambiental e o reforço na fiscalização teve aumento significativo.

Assim, os níveis de desmatamento caíram em 82%, comparados os anos de 2003/2004 com 2013/2014, de acordo com informações dos ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente.

Porém, em 2019, o Plano Anual de Proteção Ambiental sofreu um corte de 31% em seu orçamento, o que acabou dificultando as operações realizadas por agentes do IBAMA. Neste mesmo ano, milhares de litros de óleo foram despejados nas praias do nordeste.

Logo, existe a necessidade no aumento do orçamento, com o objetivo de diminuição de impactos ambientais e fomento de ações preventivas.

#meioambiente #covid19 #IBAMA #desmatamento #INPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *