O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu comunicado no sentido de que não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários.

Verificando a ocorrência de fraudes ou em caso de não reconhecimento de empréstimo, o segurado deve entrar em contato, imediatamente, com a instituição financeira e registrar sua reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), para fins de tratamento e exclusão de descontos.

Além disso, o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS, site ou aplicativo ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.

São medidas que devem ser tomadas para evitar golpes:
– Observar o remetente das mensagens;
– Não clicar em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que desconhece;
– Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
– Nas redes sociais, não compartilha nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

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