Vemos com frequência em notícias veiculadas pela mídia o termo “Sistema S”, mas muitas pessoas não sabem o que ele significa. Este termo refere-se a nove instituições prestadoras de serviços, administradas de forma independente por sociedades empresariais, representando os principais setores da economia.
As organizações que representam a educação profissional são o SENAI e o SENAC. As que representam prestação de serviços voltadas ao bem estar social são o SESC e o SESI. Já as demais são o SEBRAE, SENAR, SENAT, SEST e SESCOOP.
A primeira entidade, o SENAI, foi criada em 1942 por decreto do então presidente Getúlio Vargas. Seu objetivo era qualificar a mão de obra operária, tentando avançar o processo de industrialização do Brasil.
As ações e os serviços oferecidos por estas entidades chegam a municípios de todos os estados do país, inclusive em unidades móveis e itinerantes. Algumas oferecem cursos de especialização, atualização, consultorias e capacitação, tais como o SEST, SEBRAE, SENAR e SESCOOP.
Estas nove entidades são mantidas com recursos das empresas dos setores correspondentes. As contribuições dessas companhias ao sistema incidem sobre a folha de pagamento, são recolhidas pelo governo e repassadas às entidades.
#sistemas #senai #sest #sebrae #senar